Esperamos que tenham gostado...;)
segunda-feira, 31 de março de 2014
Riscos da atividade vulcânica
Nas regiões com vulcanismo ativo existem riscos acrescidos. A lava e as nuvens ardentes podem destruir tudo à sua passagem. Os gases emitidos pelos vulcões podem provocar a morte ou causar danos graves ao nível da saúde.
Nuvem ardente próxima de habitações pode ser mortal... |
Lava consolidada destrói parte de uma estrada...
Chuvas fortes após uma erupção podem provocar avalanches de água e cinzas, com grande poder destruidor. Estas correntes de lama podem também resultar da fusão rápida da neve existente no cone aquando da erupção.
Os incêndios associados às erupções são responsáveis pela destruição de bens (como casas e veículos), campos de cultivo e habitats naturais.
|
As erupções vulcânicas causam a perda se recursos naturais... |
Estruturas Vulcânicas
Associadas à atividade vulcânica podem surgir, além de cones vulcânicos, outras estruturas que perduram no tempo.
Em vulcões com atividade explosiva, a lava pode solidificar dentro da chaminé. Nestes casos, formam-se uma agulha vulcânica ou doma que se torna visível por ser «empurrada» para o exterior ou por erosão do cone vulcânico.
Em vulcões com atividade explosiva, a lava pode solidificar dentro da chaminé. Nestes casos, formam-se uma agulha vulcânica ou doma que se torna visível por ser «empurrada» para o exterior ou por erosão do cone vulcânico.
Shiprock é um relevo, com mais de 480m de altura que ficou visível depois da erosão do cone vulcânico de um vulcão no Novo México (EUA).
As caldeiras são depressões mais ou menos circulares com maiores dimensões do que as crateras. Podem resultar do abatimento da parte central do vulcão após o esvaziamento da câmara magmática ou da explosão do cone vulcânico. Frequentemente, as caldeiras formam lagos por acumulação da água da chuva.
|
A lagoa das Sete Cidades (ilha de S. Miguel - Açores) é um exemplo de uma caldeira de abatimento ou colapso. |
Vulcanismo residual ou secundário
As erupções vulcânicas não são as únicas manifestações de vulcanismo. Nas regiões vulcânicas é comum observar água quente ou gases saindo de orifícios ou fissuras no solo durante dezenas ou mesmo centenas de anos após uma erupção. Estas formas de vulcanismo que, tal como as erupções, são manifestações do calor interno da Terra, constituem o vulcanismo residual ou secundário.
Manifestações de vulcanismo residual ou secundário:
Manifestações de vulcanismo residual ou secundário:
- Nascente termal- emissão contínua de água quente e rica em minerais.
- Géiser- emissão de água (líquida e vapor) em jatos intermitentes, que podem atingir vários metros de altura.
- Fumarola- libertação de vapor de água e outros gases a temperaturas elevadas (podem atingir os 900ºC).
Nascente termal nos Açores |
Géiser na Islândia |
Fumarolas nos Açores |
A água emitida pelas diferentes formas de vulcanismo secundário provém sobretudo da chuva. Esta água, acumulada em reservatórios subterrâneos, aquece devido à proximidade da câmara magmática e ascende à superfície, rica em sais minerais e no estado líquido ou gasoso.
Vulcão mais ativo do mundo
Vamos deixar aqui um link sobre o vulcão kilauea ( vulcão mais ativo do mundo )!!!
http://www.infoescola.com/geologia/vulcao-kilauea/
http://www.infoescola.com/geologia/vulcao-kilauea/
Atividade Mista
Neste tipo de atividade vulcânica, verifica-se alternância de períodods efusivos e explosivos. Nestes casosos, os cones vulcânicos são formados por camadas alternadas de piroclastos e de lava. Ovulcão dos Capelinhos ( Faial, Açores ) é um exemplo de um vulcão com atividade mista.
Vulcão dos Capelinhos |
Atividade Efusiva
Quando a lava é fluida ( pouco viscosa ), desliza facilmente, formando escoadas de lava, que se afastam da cratera. A extensão e velocidade das escoadas dependem do declive do terreno e da viscosidade da lava. Os gases libertam-se facilmente, ocorrendo poucas ou nenhumas explosões.
O cone vulcânico resultante é baixo, de vertentes suaves e formado essencialmente por lava solidificada.
O cone vulcânico resultante é baixo, de vertentes suaves e formado essencialmente por lava solidificada.
Escoada de lava |
Atividade Explosiva
Quando a lava é muito viscosa, flui com dificuldade e solidifica ainda próxima da cratera ou até no interior da chaminé. Os gases retidos libertam-se com dificuldade, ocorrendo, por isso, violentas explosões que podem destruir o cone vulcânico.
Neste tipo de erupção, o cone vulcânico resultante é alto, de vertentes inclinadas e formado essencialmente por piroclastos. Por vezes, formam-se nuvens ardentes, que são constituídas por gases, piroclastos e lava a temperaturas muito elevadas, deslocando-se muito rapidamente.
|
Nuvem ardente |
segunda-feira, 24 de março de 2014
Tipos de atividade vulcânica
O tipo de atividade vulcânica depende essencialmente da viscosidade da lava(resistência da lava em fluir) que, por sua vez, depende de fatores como:
- a composição química do magma;
- a temperatura a que se encontra o magma.
Assim, podemos considerar, genericamente três tipos de atividade vulcânica: explosiva, efusiva e mista.
segunda-feira, 17 de março de 2014
Materiais expelidos pelos vulcões
Durante as erupções vulcânicas são expelidos pelos vulcões vários tipos de materiais, em diferentes estados físicos:
- Materiais gasosos: Vapor de água, dióxido de carbono, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, entre outros gases.
- Materiais líquidos: Lava. O magma, quando chega à superfície perde parte dos gases, passando a denominar-se lava. Ao arrefecer, a lava assume diferentes aspetos, consoante a sua composição e as condições de arrefecimento:
Lava de corda |
Lava com superfície rugosa |
Bombas vulcânicas |
Blocos vulcânicos |
Lapilli |
Cinzas vulcânicas |
segunda-feira, 10 de março de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)